
Comunicação, Estratégia Global,
Posicionamento, Universo Visual e Verbal
A Americanas é uma empresa quase centenária, tradicional e muito conhecida de todos os brasileiros. Ao longo desse tempo, ela acumulou um portfólio variado e extenso de serviços e soluções, orientados a diferentes objetivos e estratégias de negócio. Esse cenário trazia complicações diversas à gestão: desde visibilidade à falta de critérios de decisão para lançamentos.

O trabalho desenvolvido levantou todas as marcas registradas pela Americanas e as diretrizes estratégicas macro de negócio. Foram estabelecidas 3 estratégias de arquitetura, compondo um modelo híbrido: (1) sub-marcas, (2) marcas de negócio e (3) marcas próprias.

Foram definidos elementos e níveis de marca, bem como um mapa de decisão para sua gestão, visando conter e racionalizar novos lançamentos. No período o portfólio todo analisado conforme tais critérios e foi possível reduzir 98 marcas a um novo total de 15, aumentando o domínio e a visibilidade da gestão, ao mesmo tempo facilitando o entendimento dos negócios por parte de todos os stakeholders.
